Plano de classificação

Sessão Ordinária de 4 de janeiro de 1928Data de Produção Inicial:1928-01-04Nível de Descrição:Documento simplesMenções de Responsabilidade:Viana, Coronel Francisco PereiraFunção: Presidente da CâmaraÂmbito e Conteúdo:Um ofício da Lutuosa dos Funcionários Administrativos de Portugal, fazendo considerações sobre os fins a que se destina aquela Associação e os benefícios por ela prestados já a famílias de funcionários, assim como sobre a conveniência da criação de um fundo de reserva para acudir aos encargos das pensões em débito, e pedindo um subsídio.
Requerimentos:
Um de Ema do Patrocínio Soares Pires, de Carreço, pedindo se autorize o tesoureiro municipal a pagar-lhe a renda da casa da Escola de Carreço da qual era proprietário seu falecido marido, Artur Gonçalves Pires.
Outro, do Doutor João António de Matos, de Vila Franca, pedindo se lhe eleve a renda da casa da Escola da Freguesia de Vila Franca, onde atualmente funcionam as aulas dos dois sexos, visto que a renda que lhe pagam é diminuta.
Outro, de Pimenta & Companhia Limitada, desta cidade, pedindo a redução da taxa lançada sobre o quilo de fio de juta importado para a sua indústria e justificando, com razões atendíveis, a sua reclamação.
Outro, de Manuel António de Sousa Almeida, desta cidade, pedindo o averbamento, em seu nome, de meia pena de água que comprou a Aniceto Henrique de Oliveira, como consta da escritura lavrada em 15 de outubro do Ano findo, no livro de notas nº171, fl-5 v., do notário Henrique de Passos Sousa, que junta em traslado e cuja restituição pede.
Outro, de António de Passos Pires, ex bombeiro de 1ª classe, desta cidade, pedindo ser readmitido no Corpo Municipal de Salvação Pública.
Outro, de Manuel Rodrigues de Barros, ex bombeiro de 1ª classe, desta cidade, pedindo para ser readmitido no Corpo Municipal de Salvação Pública.
Outras Deliberações
Disse o Senhor Presidente: Que, de conformidade com o resolvido na sessão anterior, dera instruções ao advogado da Câmara para ele requerer, ao abrigo do decreto nº14.794, a entrega ou posse do terreno destinado ao edifício das Escolas de Ensino Primário Geral, a construir na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, afim de se poderem iniciar, sem perda de tempo, as respetivas obras, o que ele prontamente cumpriu, e a prova é que, segundo comunicação que dele receber, acaba de ser intimado do despacho do Senhor Juiz de Direito, proferido ontem, que deferindo ao requerido pela Câmara, autoriza esta a proceder às mesmas obras dentro do prazo de 30 dias a contar da publicação do citado decreto, investindo-o assim na posse do falado terreno, e mandado prosseguir nos termos ulteriores do processo para a determinação do seu valor.
O Senhor Tenente dias informa terem sido absolvidos no Tribunal Judicial desta Comarca os acusados do assalto à casa da Escola da Freguesia de Neiva.
Foi resolvido oficiar-se a Manuel Joaquim Gonçalves Neiva, convidando-o ao pagamento pelos estragos do mobiliário por ocasião daqueles lamentáveis acontecimentos.
Foi presente o balancete semanal da Tesouraria: na Caixa Geral de Depósitos; em Cofre.
Mandou-se adotar a mesma tarifa da semana anterior.
Unidades de Descrição Relacionadas:Código de Referência:PT/MVCT-AMVCT/AAL/CMVCT/B-BF/1/8/1