Submit
Pesquisa avançada
Histórico
Lista
Sair
Plano de classificação
Voltar aos resultados
Sessão Ordinária de 25 de janeiro de 1928
Data de Produção Inicial:
1928-01-25
Nível de Descrição:
Documento simples
Menções de Responsabilidade:
Presa, Lucínio Gonçalves
Função:
Presidente da Câmara
Âmbito e Conteúdo:
Um ofício do Governador Civil, remetendo a ata da reunião das Juntas de Freguesia deste Concelho, na qual dão todas as satisfações a esta Comissão Administrativa.
Outro, da Delegação da Procuradoria da República, requisitando um selo branco para serviço daquela Delegação.
Outro, da Direção dos Serviços de Seguros Industriais, comunicando que enviará à Caixa Geral de Depósitos o precatório cheque de 2.801$56 a favor deste Município, importância que lhe coube da coleta para manutenção do serviço de incêndios lançada à Sociedade de Seguros, nos termos do decreto nº13.689 e referente ao Ano de 1926. Informa que aquela quantia foi acrescida de 13$70, valor dos juros de mora pagos por Companhias Retardatárias.
Outro, da Câmara Municipal de Cerveira, solicitando uma nota dos impostos indiretos lançados por esta Câmara.
Outro, de Manuel de Espregueira e Oliveira, aceitando e agradecendo, com muito reconhecimento, a sua nomeação de vogal da Comissão dirigente do Museu de Arte Regional, na vaga aberta pelo falecimento de seu saudoso pai.
Outro, do Asilo das Meninas Orfãs e Desamparadas, pedindo alguns carros de lixo para adubo da respetiva cerca, a exemplo do concedido em anos anteriores.
Outro, da Inspeção de Pesos e Medidas, chamando a atenção para o disposto no decreto nº10.754, de 8 de maio de 1925, e pedindo a verificação das contas do Aferidor, para facilitar o serviço daquela Inspeção.
Outro, da Delegação da Bolsa Agrícola no Porto, pedindo a nota da graduação alcoólica mínima dos vinhos verdes e maduros à venda neste Concelho.
Outro, do Comissário de Polícia, participando que foi reintegrado, em 21 do corrente, o Secretário da extinta Administração do Concelho, Júlio Augusto Morais da Mota.
Outro, do Mesmo, informando que existe uma cova no pavimento da Viela de Seitães.
Outro, do Governador Civil, transmitindo uma circular do Ministério do Interior, sobre a interpretação do decreto nº14.908, de 18 do corrente.
Outro, da Junta de Freguesia de Vial de Punhe, pedindo seja permitido que o jardineiro vá àquela Freguesia podar as árvores do Souto das Neves, e se lhe diga qual o dia em que ele ali poderá ir.
Outro, da Junta de Freguesia de Alvarães, pedindo para a prestação de trabalhos dos povos daquela Freguesia ser braçal e aplicado na construção da Escola.
Outro, da Junta de Freguesia de Subportela, pedindo para a prestação de trabalho dos povos daquela Freguesia ser braçal e aplicada na Escola de Cortegaça para a dos Reis Magos.
Outro, da Junta de Freguesia de Amonde, pedindo para a prestação do trabalho dos povos daquela Freguesias ser braçal e aplicada na construção do Cemitério.
Requerimentos:
Um, de Pedro Vieira Lisboa, desta cidade, pedindo licença para levantar o pavimento em frente à sua casa na Rua de Altamira, afim de proceder à limpeza da canalização que conduz água para mesma.
Outro, de Joaquim Rodrigues, desta cidade, queixando-se de que o carreteiro Domingos José Vaz, da Freguesia de Areosa, descarregou junto da parede da propriedade que possui no sítio denominado de “Entre Quelhas” alguns carros de seixo, com o que impossibilitou o trânsito, danificando-lhe, ao mesmo tempo, a referida propriedade.
Outras Deliberações
Postos em praça os barcos de Moreira e Torre, com a base de licitação, respetivamente, de 1.800$00 e 1.500$00, foram adjudicados o 1º a João de Araújo Coutinho, ficando fiador Francisco Fernandes Facha, e o 2º a João Fernandes de Freitas, ficando fiador João de Araújo Coutinho.
Ficou a Presidência autorizada a assinar o respetivo contrato.
O Senhor Capitão Preza informou que o Senhor Coronel Pereira Viana, Presidente desta Comissão Administrativa, solicitara 90 dias de licença, e propôs que este Corpo Administrativo diligenciasse junto de Sua Excelência que a sua ausência do serviço municipal fosse pelo menor prazo possível, atenta a falta que faz. Assim se deliberou.
O Senhor Tenente Dias propôs - e foi aprovado - que se adquirissem bandeiras nacionais para o edifício do Museu e Escolas Primárias.
Sendo presente a maquete do monumento aos Mortos da Grande Guerra a erigir no Talhão que esta Câmara lhes destina no Cemitério Municipal, foi a mesma aprovada.
Foi presente o balancete semanal da Tesouraria: na Caixa Geral de Depósitos; em Cofre.
Foram autorizados diversos pagamentos.
Mandou-se adotar a mesma tarifa da semana anterior.
Unidades de Descrição Relacionadas:
Código de Referência:
PT/MVCT-AMVCT/AAL/CMVCT/B-BF/1/8/3
Registos adjacentes
1 - Sessão Ordinária de 4 de janeiro de 1928
2 - Sessão Ordinária de 11 de janeiro de 1928
4 - Sessão Ordinária de 1 de fevereiro de 1928
5 - Sessão Ordinária de 8 de fevereiro de 1928
Adicionar à lista
Conteúdo digital
Imprimir
Partilhar
×
×
Histórico de pesquisas
Não foi realizada nenhuma pesquisa.
×
Pedido de digitalização
×
Pedido de reprodução
Requerente
Nome:
Email:
Telefone:
Morada:
Identificação do pedido (preencha pelo menos um dos campos)
Cód. ref. documento:
Obra:
Processo de obra:
Morada da obra:
Assunto:
Enviar
Limpar
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao visitar o nosso site está a aceitar a nossa política de cookies.
Mais informações
✖
×
Entrar
Utilizador:
Introduza o seu nome de utilizador.
Palavra-passe:
Introduza a sua palavra-passe.
O nome de utilizador e/ou a palavra-passe não estão corretos.
Entrar
Reenviar e-mail
×
Aviso