Plano de classificação

Sessão Ordinária de 30 de maio de 1928Data de Produção Inicial:1928-05-30Nível de Descrição:Documento simplesMenções de Responsabilidade:Domingues, Luís Gonzaga da SilvaFunção: Presidente da CâmaraÂmbito e Conteúdo:Um ofício da Comissão Venatória Concelhia, pedindo se lhe permita usar na sua correspondência o brasão municipal.
Outro, do Governador Civil, enviando uma cópia da circular da Direção Geral de Administração Política e Civil sobre a concessão de salvo condutos.
Outro, da Junta Geral do Distrito de Braga, dado conhecimento de que foi prorrogado, até 31 do corrente, o prazo para lhe serem comunicados os assuntos das teses a apresentar ao Congresso Municipalista Minhoto.
Outro, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, pedindo a cedência gratuita de água à Sede respetiva.
Outro, da Câmara Municipal de Lisboa, solicitando que esta Câmara adquira para a Biblioteca Municipal, um exemplar da obra “A Ourivesaria Portuguesa Contemporânea e os Metais e as Pedras Preciosas”, que reputa de interesse nacional.
Outro, da Divisão das Estradas, perguntando quais os sítios em que a Câmara pode fornecer água para a rega e outros serviços das estradas dentro da cidade e a cargo daquela Divisão.
Requerimentos:
Um de Domingos Gonçalves Parente, desta cidade, reclamando contra a alienação que a Comissão Administrativa da Junta de Freguesia de Cardielos fez de uma porção de baldio vizinho do portal da quinta do reclamante, no Lugar da Ponte, vendendo - o secretamente a Manuel Parente Ribeiro.
Outro, de Augusto Vieira de Araújo, desta cidade, pedindo licença para vedar com muro, em alinhamento regular, a propriedade que possui na Freguesia de Serreleis, à margem do caminho, apropriando-se de trinta metros quadrados de terreno.
Outro, de João Antunes Soares, desta cidade, pedindo licença para alargar uma porta de sua casa nº333 da Rua da Bandeira.
Outro, da Empresa Cine Parc., desta cidade, pedindo licença para colocar um anúncio luminoso no poste da iluminação do Largo de S. Domingos.
Outro, de Francisco da Silva, desta cidade, pedindo licença para reconstruir o seu prédio nº54 da Viela de S. Domingos, de harmonia com a planta que apresenta.
Outro, de Sebastião Diogo, de Afife, reclamando contra a multa que lhe foi imposta por falta de matrícula do seu automóvel na Secretaria Municipal.
Outro, de Baltazar Dias Coelho, desta cidade, pedindo licença para transferir para a casa de sua habitação à Rua de S. Tiago, meia pena da pena de água que possui no seu prédio com frente para a Rua de Manuel Espregueira e para a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.
Outro, de Jerónimo José Raposo, desta cidade, pedindo se lhe venda terreno para uma sepultura perpétua no Cemitério Municipal. Junta o conhecimento da contribuição de registo sob nº348.
Outro, de Francisco Preza, desta cidade, pedindo se lhe estabeleça uma avença pelo importe do imposto a cobrar pelo leite e nata adquiridos neste Concelho.
Outro, de José Bento da Silva, desta cidade, pedindo licença para abrir um talho na Freguesia de Darque, durante os meses de junho a setembro.
Outras Deliberações:
O Senhor Tenente Silva Dias apresentou uma proposta relativa à “Semana das Crianças”, a qual foi aprovada.
O Senhor Capitão Domingues propôs se adquirisse um novo carro para transporte das carnes verdes, justificando largamente o seu acerto.
Foi aprovada aquela aquisição, mediante concurso, com as condições que ficam registadas no livro competente, a folhas 27, designando-se o dia 20 do próximo mês de junho para a abertura das propostas recebidas.
O Senhor Tenente Silva Dias propôs se estudasse pelo respetivo Pelouro, a possibilidade de municipalizar os serviços de abastecimento de carnes, ficando isto resolvido.
O Senhor Capitão Domingues deu conta do acordo estabelecido com o Senhor Leão Fernandes para o aterro da Charca das Azenhas de D. Prior.
Foi presente a conta da gerência municipal no Ano de 1927, mandando-se expor à reclamação dos munícipes.
Sendo presente o auto de vistoria para receção definitiva da empreitada de reconstrução do pavimento da Estrada Municipal de S. Salvador da Torre (E.N. nº 25) a Vilar de Murteda (E.N nº2), em diversos troços, foram aprovadas as suas conclusões.
Expirando em 3 do próximo mês o prazo para as Juntas de Freguesia interessadas pedirem o referendum quanto à postura de 2 de maio último, ficou deliberado que, se até àquele dia não aparecer o requerimento respetivo, se publique por edital aquela postura.
Foi presente o balancete semanal da Tesouraria: na Caixa Geral de Depósitos; em Cofre.
Foram autorizados diversos pagamentos.
Mandou-se adotar a mesma tarifa da semana anterior.
Unidades de Descrição Relacionadas:Código de Referência:PT/MVCT-AMVCT/AAL/CMVCT/B-BF/1/8/18