Submit
Pesquisa avançada
Histórico
Lista
Sair
Plano de classificação
Voltar aos resultados
Sessão Ordinária de 25 de julho de 1928
Data de Produção Inicial:
1928-07-25
Nível de Descrição:
Documento simples
Menções de Responsabilidade:
Preza, Lucínio Gonçalves
Função:
Presidente da Câmara
Âmbito e Conteúdo:
Um ofício do Banco Aliança do Rio de Janeiro, comunicando que lhe foram entregues pela extinta Caixa Filial do Banco Aliança cinco apólices de um conto cada uma, as quais figuram em conta desta Câmara, e perguntando se se quer que aquele Banco receba os juros, para o que bastará remeter-lhe a respetiva procuração.
Outro, do Tenente Coronel Salustiano Correia, agradecendo, em seu nome e no dos habitantes do Bairro da Abelheira, as reparações do caminho público para aquele local, que a invernia de 1926 - 1927 havia destruído.
Outro, da Câmara Municipal de Melgaço, enviando alguns apontamentos sobre os pontos e monumentos dignos de visita naquele Concelho e algumas fotografias, esperando remeter ainda outras.
Outro, da Direção dos Serviços dos Seguros Industriais participando que enviara à Caixa Geral de Depósitos um precatório cheque a favor desta Câmara, produto das coletas lançadas às Sociedades de Seguros para manutenção do serviço de incêndios.
Outro, da Capitania do Porto, instando pela satisfação do pedido do seu ofício nº76, de 18 de fevereiro último.
Outro, do Inspetor Escolar do Círculo do 1º Bairro do Porto, agradecendo as gentilezas dispensadas pelo Senhor Presidente às Escolas da Freguesia de Santo Ildefonso, no dia da sua excursão a esta cidade.
Outro, do Distrito de Recrutamento e Reserva nº3, esclarecendo que as petições de amparo deferidas na anterior sessão não aproveitam aos interessados, por não terem sido apresentadas no prazo legal.
Outro, da Direção do Serviço de Propriedades e Obras Militares, informando que, para se obter o arranque dos azulejos do extinto Convento de Santo António, pretendidos pela Câmara, é necessário conseguir um entendimento direto com o Ministério da Instrução, que em 1918 não consentiu em tal.
Outro, do Grupo de Artilharia de Montanha nº 15, pedindo se lhe diga se o Município mantem o fornecimento àquele Quartel da água de que o mesmo precisa para os respetivos serviços.
Outro, da Delegação Distrital da Cruz Vermelha, pedindo um subsídio pecuniário para a Festa da Flor que se realiza no dia 17 de agosto próximo.
Outro, da Empresa Hidroelétrica do Coura, dizendo que, para a instalação subterrânea da Praça da República, necessita de 47 metros de cabo armado bipolar, duas caixas de ligação e uma lata de massa para as referidas caixas.
Outro, do Orfanato, pedindo autorização para a Banda daquele estabelecimento tocar no Coreto do Jardim Público na 2ª feira, 30 do corrente, em comemoração do 2º aniversário da inauguração da mesma Banda.
Outro, do Subinspetor de Saúde, comunicando que já encetou as negociações com um laboratório do Porto para a análise da água do Gontim.
Outro, da Junta Geral do Distrito, remetendo a cópia de um requerimento de António José Fernandes em que pede àquela Junta que lhe venda uma pena de água que a mesma possui e de que se não aproveita, afim de se estabelecer um entendimento a tal respeito.
Outro, da Junta de Freguesia de Mazarefes, pedindo lhe seja permitido levantar da Tesouraria Municipal, o produto do imposto de trabalho pago pelos seus paroquianos, para assim poder compor o caminho que liga aquela Freguesia com a de Vila Franca.
Outro, da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, submetendo à consideração da Câmara o que a sua Delegação para o Turismo entende dever fazer-se, quanto à propaganda das belezas de Portugal, e no sentido da melhoria de condições dos nossos Hotéis, com pretexto para a próxima Exposição de Sevilha.
Outro, da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, pedindo que para abastecimento do marco fontenário de Santo André, subúrbios desta cidade, a Câmara troque com a Misericórdia uma pena de água, cedendo-lhe esta Instituição água da sua Mina de Santo Eliseu, e recebendo a da Câmara da Fonte do Carmo.
Requerimentos
Um do Sport Clube Vianense, desta cidade, pedindo licença para usar o emblema que apresenta e no qual aproveita elementos do brasão municipal.
Outro, de João Chedas Bogarim, desta cidade, pedindo 15 dias de licença, e indicando, para o substituir, o Doutor David Borges, como Inspetor do Matadouro.
Outro, de Bernardo Dias & Aires, desta cidade, pedindo seja permitida a permanência do quiosque da Praça da República durante 15 dias, contados da aprovação do projeto do pequeno estabelecimento que o há de substituir e que ficara de apresentar.
Outras Deliberações
FAZER ATÉ: Resolvido
Resolvido: Designar o dia 22 de agosto próximo para a receção de propostas para o fornecimento de 50.000 paralelepípedos de granito; pagar, pela verba das ruas, 2.000 escudos ao autor do projeto da Avenida Praia Norte; agradecer ao Senhor Manuel Couto Viana o especial obséquio que prestou, de dirigir, por conta desta Câmara, a exposição e ornamentação dos produtos do Distrito, apresentados nas Feiras das Amostras, em Braga, reembolsando-o das despesas que ali fez; estabelecer o prémio de 1.000 escudos aos pirotécnicos e iluminadores nas próximas Festas da Agonia; mandar reparar o pavimento das ruas e pintar os mictórios da cidade; pedir que os agentes da Polícia Cívica exerçam a maior vigilância no Jardim Público, afim de evitar que os vândalos continuem partindo os bancos daquele passeio; e oficiar à Companhia de Seguros “O Trabalho”, comunicando-lhe a deliberação tomada com respeito aos sinistrados nas obras da Câmara e à Companhia Portuguesa dos Caminhos de Ferro para que autorize os técnicos encarregados do levantamento da planta topográfica da cidade a transitarem pela via férrea, quando e nos pontos em que disso necessitem.
Foi presente o balancete semanal da Tesouraria: na Caixa Geral de Depósitos; em Cofre.
Foram autorizados diversos pagamentos.
Mandou-se adotar a mesma tarifa da semana anterior.
Por último, foi deferido o requerimento de “The Lisbon …& Oil Fuel Company, Limited, a pedir licença para colocar uma bomba abastecedora de gasolina na Praça da República, no local indicado no croquis que junta e, bem assim, licença para as obras de instalação do tanque da referida bomba.
Unidades de Descrição Relacionadas:
Código de Referência:
PT/MVCT-AMVCT/AAL/CMVCT/B-BF/1/8/25
Registos adjacentes
23 - Sessão Ordinária de 11 de julho de 1928
24 - Sessão Ordinária de 18 de julho de 1928
26 - Sessão Ordinária de 8 de agosto de 1928
27 - Sessão Ordinária de 22 de agosto de 1928
Adicionar à lista
Conteúdo digital
Imprimir
Partilhar
×
×
Histórico de pesquisas
Não foi realizada nenhuma pesquisa.
×
Pedido de digitalização
×
Pedido de reprodução
Requerente
Nome:
Email:
Telefone:
Morada:
Identificação do pedido (preencha pelo menos um dos campos)
Cód. ref. documento:
Obra:
Processo de obra:
Morada da obra:
Assunto:
Enviar
Limpar
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao visitar o nosso site está a aceitar a nossa política de cookies.
Mais informações
✖
×
Entrar
Utilizador:
Introduza o seu nome de utilizador.
Palavra-passe:
Introduza a sua palavra-passe.
O nome de utilizador e/ou a palavra-passe não estão corretos.
Entrar
Reenviar e-mail
×
Aviso